Lançamos a Coleção 5 (1985-2019)

Visão geral da metodologia

Conheça os passos da metodologia MapBiomas

Abaixo você encontra as principais características, a forma de organização do trabalho e a visão geral da metodologia do MapBiomas para gerar os mapas de cobertura e uso do solo bem como os mapas de transição/mudança de uso do solo entre em diferentes pares de anos.

Você pode acessar o ATBD (Documento Base da Teoria do Algoritmo) com toda descrição de metodologia e algoritmos acessando o link abaixo.

BAIXE A METODOLOGIA COMPLETA - ATBD

Características Gerais

Todos os mapas anuais de cobertura e uso do solo do MapBiomas são produzidos a partir da classificação pixel a pixel de imagens das satélites Landsat. Todo processo é feito com extensivos algoritmos de aprendizagem de máquina (machine learning) através da plataforma Google Earth Engine que oferece imensa capacidade de processamento na nuvem.

Icon 02

BASEADO EM COLEÇÃO LANDSAT

(Resolução 30 MT)

Icon 10

PROCESSADO PIXEL POR PIXEL

(30 X 30 MT)

Icon 01

PROCESSAMENTO EM NUVEM

.



Como nos organizamos

Para realizar o mapeamento as equipes de programadores, especialistas de sensoriamento remoto e especialistas em conservação e uso da terra são organizados em times para cada bioma e tema transversal, contam com instituições líderes conforme diagrama abaixo.

Biomas

Visão Geral da Metodologia

O diagrama abaixo ilustra as etapas principais do processo de geração dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do MapBiomas, bem como os mapas de transição


Entenda cada etapa