• O que é o MapBiomas?

    O projeto MapBiomas é uma iniciativa do Observatório do Clima, co-criada e desenvolvida por uma rede multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso da terra do Brasil e monitorar as mudanças do território.

  • Quem produz os mapas do MapBiomas?

    O MapBiomas envolve pesquisadores e especialistas em sensoriamento remoto, ciência da computação e dos biomas e dos principais usos da terra do país. Esta equipe trabalha em seus escritórios e laboratórios espalhados por várias cidades brasileiras incluindo Belém, Recife, Florianópolis, São Paulo, Brasília, Goiânia, Feira de Santana e Porto Alegre. Todo o trabalho é feito utilizando computação em nuvem através da plataforma Google Earth Engine.

  • Qual a diferença entre as coleções do MapBiomas?

    Foram produzidas sete coleções de mapas do MapBiomas desde o início do projeto em julho de 2015.


    As coleções representam alterações nos períodos de abrangência dos mapas anuais, mudanças na legenda ou correções em relação a versão anterior.


    Foram setes coleções de dados publicadas:

    • Coleção 1 – publicada em abril de 2016,  com legenda simplificada contendo 7 classes e cobrindo o período de 2008-2015
    • Coleção 2 – publicada em abril de 2017, com 13 classes de legenda cobrindo o período de 2000-2016
      • Coleção 2.3, publicada em janeiro de 2018, com melhorias a partir de aplicação de random forest.
    • Coleção 3 – publicada em agosto de 2018, com 19 classes de legenda cobrindo o período de 1985 – 2017
      • Coleção 3.1, publicada em abril de 2019, com melhorias na classificação
    • Coleção 4 – publicada em agosto de 2019, com 19 classes de legenda cobrindo o período de 1985 – 2018
      • Coleção 4.1., publicada em março de 2020, com melhorias da classificação
    • Coleção 5 – publicada em agosto de 2020, com 21 classes de legenda cobrindo o período de 1985 – 2019
    • Coleção 6 – publicada em agosto de 2021, com 25 classes de legenda cobrindo o período de 1985 – 2020
    • Coleção 7 – publicada em agosto de 2022, com 27 classes de legenda cobrindo o período de 1985 – 2021
      • Coleção 7.1 – publicada em abril de 2023, com melhorias na classificação.
    • Coleção 8 – publicada em agosto de 2022, com 29 classes de legenda cobrindo o período de 1985 – 2022

    Em todas as coleções do MapBiomas, a série histórica é totalmente revisada.

  • Como faço para baixar os mapas do MapBiomas?

    Os mapas podem ser baixados diretamente na plataforma e através do link: http://brasil.mapbiomas.org/downloads. Também é possível baixar os dados diretamente do Google Earth Engine quando se necessita de recortes territoriais ou temporais específicos. No Google Earth Engine é possível também acessar todos os dados do Mosaico Landsat e os mapas de transição. Para obter os IDs das coleções do MapBiomas no Google Earth Engine acesse: Códigos e Ferramentas.

  • Por que os arquivos baixados tem várias camadas de dados?

    Cada camada representa um ano da série. Por exemplo na Coleção 2.3 a camada 0 = 2000 e a camada 17 = 2016. Também é possível baixar os dados diretamente do Google Earth Engine quando se necessita de recortes territoriais ou temporais específicos.

  • Por que os mapas são apresentados somente em formato raster?

    Mapas de cobertura e uso da terra feitos na escala do MapBiomas (pixel de 30m) e série temporal longa são impraticáveis em formato vetorial. Todo o processamento do projeto é feito em formato raster, pixel a pixel.

  • Posso baixar os dados em formato Shapefile?

    Não tem esta possibilidade na plataforma MapBiomas. A vetorização dos mapas é extremamente custosa e pouco prática para todo o território. A solução recomendada caso queira trabalhar com vetor é baixar o dado, realizar o recorte territorial e espacial de interesse e em seguida fazer a vetorização usando seu software favorito.

  • Os dados do MapBiomas são públicos?

    Sim, os dados do MapBiomas são públicos, abertos e gratuitos, incluindo para o uso comercial, sob licença Creative Commons CC-BY-SA.

  • É possível trabalhar com os dados do MapBiomas na nuvem, sem ter que baixá-los?

    Sim, as coleções do MapBiomas estão disponíveis como assets na plataforma Google Earth Engine e podem ser acessados, processados e analisados diretamente na plataforma sem necessidade de baixar os dados. Estão disponíveis 3 coleções de dados principais: > mapas anuais de cobertura e uso da terra no Brasil entre 1985 a 2022 > mapas de transição para períodos selecionados entre 1985 a 2022 > mosaicos de imagens Landsat para cada ano da série entre 1985 a 2022. Para obter os IDs das coleções do MapBiomas no Google Earth Engine acesse: Códigos e Ferramentas

  • Como faço para citar os dados do MapBiomas?

    Os dados do MapBiomas são públicos e gratuitos mediante a simples referência da fonte observando o seguinte formato:”Projeto MapBiomas – Coleção [versão] da Série Anual de Mapas de Cobertura e Uso da Terra do Brasil, acessado em [data] através do link: [LINK]”

    Ou  acesse aqui o artigo científico: Souza at. al. (2020) – Reconstructing Three Decades of Land Use and Land Cover Changes in Brazilian Biomes with Landsat Archive and Earth Engine – Remote Sensing, Volume 12, Issue 17, 10.3390/rs12172735

    A descrição completa do projeto encontra-se em http://brasil.mapbiomas.org

  • Como faço para acessar os dados do MapBiomas no Google Earth Engine?

    É preciso ter uma conta no Google Earth Engine (GEE), o que pode ser feito através do seguinte link: https://earthengine.google.com. Ao acessar o Code Editor do GEE (https://code.earthengine.google.com) você poderá iniciar scripts para visualizar e processar dados. No link abaixo da plataforma do MapBiomas você encontra exemplos de Scripts para acessar os dados do MapBiomas no Google Earth Engine. Códigos e Ferramentas.

  • Onde encontro a descrição detalhada da legenda?

    A descrição detalhada da legenda incluindo a correlação com as classes do IBGE, FAO e IPCC estão disponíveis para download em: Downloads.

  • Posso baixar os dados tabulares de estatísticas de cobertura e uso da terra? Para quais recortes territoriais?

    Sim, as estatísticas de cobertura e uso da terra, bem como das matrizes de transição para todo o país e com recortes por bioma, estado e município estão disponíveis para download em: Estatísticas.

  • Baixei os mapas de uma coleção do MapBiomas, como saber o significado de cada código de legenda?

    O arquivo com os códigos de legenda pode ser acessado no seguinte link: Códigos de Legenda.

  • Como fazer para baixar os mapas de um estado ou município?

    Na plataforma do MapBiomas os mapas são disponibilizados prontos para baixar com recorte de Biomas. Para o recorte de estados e municípios os mapas podem ser gerados no Google Earth Engine acessando script disponível no link abaixo. Você deve selecionar o estado e município e os anos de interesse e colocar para salvar em sua pasta no Google Drive. https://brasil.mapbiomas.org/codigos-e-ferramentas/

  • Como é feito o cálculo de áreas do Mapas em formato raster do MapBiomas?

    O Landsat tem uma resolução média de 30m, por isso é comum associar a área de um pixel a 900 m². Mas, como os dados originais do Mapbiomas são criados seguindo a representação padrão GEE (Lat/Long e WGS84), nativamente não se utiliza de uma projeção equivalente (equal area). Assim, a distância do alvo até a linha do equador influencia o tamanho do pixel. Portanto, na escala continental do Brasil, deve-se evitar o cálculo contando os pixels e multiplicando por 900 m². No MapBiomas, aplicamos dois métodos para cálculo de área:

    (i) Quando realizado fora do Google Earth Engine, reprojetamos o dado Mapbiomas para o sistema UTM e calculamos o valor métrico do pixel central, localizado na intersecção entre a carta 1:250.000 (padrão IBGE) e área de interesse. Em seguida, contabilizamos todos os pixels dentro da área de interesse e multiplicamos pelo valor de referência, em m², do pixel central anteriormente calculado. Este método foi aplicado por exemplo, em toda estatística das Coleções 2 e 2.3.

    (ii) Quando o cálculo é realizado dentro do Google Earth Engine, aplicamos a função ee.Image.pixelArea() que gera uma imagem na qual o valor de cada pixel é a área desse pixel em metros quadrados, levando em consideração eventuais distorções cartográficas. Este método foi aplicado a partir da Coleção 3.

  • Por que as áreas dos estados e municípios não bate precisamente com as áreas do IBGE?

    Esta diferença ocorre porque o cálculo de área no MapBiomas é feito a partir da soma das áreas de cada pixel. Os pixels de borda são distribuídos entre as áreas fronteiriças. Em geral, a diferença das áreas é menor do que 0,2%, em casos de municípios menores pode chegar a 0,5%.

  • Quais mapas foram utilizadas como referência para o mapeamento?

    Você pode acessar a descrição de todos os mapas de referência utilizados pelo MapBiomas em: Mapas de Referência.

  • Como saber estatísticas de vários municípios ou vários recortes territoriais de forma agrupada?

    Crie uma conta na Plataforma MapBiomas através do link: http://mapbiomas.org/users/sign_in. Ao logar, aparece a opção MEUS MAPAS. Você poderá criar seu mapa acrescentando diferentes recortes territoriais. Neste módulo as estatísticas são todas agrupadas para o mapa criado.

  • O que são classes Beta?

    As classes que possuem beta, em geral, são uma primeira versão do mapeamento destas classes, ainda de forma preliminar, para uma melhor versão na próxima coleção. Ao mesmo tempo, em algumas das classes beta ainda não foi possível realizar o mapeamento em todo território nacional, mas já apresentam um bom resultado nas principais áreas de ocorrência destas classes.