MapBiomas Cacau
O cacau é a principal cultura agrícola no sul da Bahia. Além da sua importância econômica na região, a manutenção da cobertura arbórea, sob a qual a maior parte do cacau é produzido no Estado, traz benefícios para a manutenção de serviços ecossistêmicos como a conservação da biodiversidade, do estoque de carbono e do ciclo hidrológico. Neste contexto, o MAPBIOMAS CACAU se propôs a enfrentar o desafio técnico de mapear áreas de cultivo sombreado de cacau, separando-as daquelas cobertas por vegetação nativa não manejada.
A 1a fase do projeto abrangeu seis municípios do sul da Bahia (Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca), que juntos cobrem aproximadamente 5,8 mil km2. Financiado pelo Instituto Arapyaú e executado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), o projeto contou nesta etapa com a colaboração de pesquisadores da UESC e da UFSB, da ONG Tabôa Fortalecimento Comunitário e do Ministério Público da Bahia. Os métodos e resultados da 1a fase podem ser acessados no Relatório da fase 1.
Use esse link para baixar o arquivo TIFF do mapeamento
Atualmente o MAPBIOMAS CACAU está trabalhando para expandir o mapa de cultivo sombreado de cacau para 83 municípios do sul da Bahia. Nesta nova etapa, além do Instituto Arapyaú, a iniciativa conta também com o financiamento do CocoaAction Brasil e do Ministério Público da Bahia e com a colaboração de pesquisadores, alunos e funcionários da UESC, CEPLAC, CIC, UFSB e Tabôa Fortalecimento Comunitário. Caso queira saber mais sobre a nova fase ou colaborar com a iniciativa através da coleta de pontos de campo, escreva para mapbiomascacau@gmail.com .