MapBiomas é primeira plataforma no Brasil a oferecer os mosaicos em alta resolução, viabilizado por contrato internacional com a Noruega

16 de abril de 2021 –As plataformas do MapBiomas Brasil e do MapBiomas Alerta passam a oferecer mais uma opção de mapa base: os mosaicos recentes de imagens Planet com 3 metros de resolução. O MapBiomas é a primeira iniciativa no Brasil a disponibilizar esse material para todo o público.

Agora, ao acessar as plataformas de mapas do MapBiomas, os usuários podem escolher como mapa base, além dos mosaicos Landsat, Google Street View, entre outros, as imagens Planet atualizadas em alta resolução. O primeiro mapa base é formado por imagens de outubro de 2020. Ao longo das próximas semanas, será implementada uma ferramenta para selecionar o mês de interesse.

A inclusão dos mapas foi possível graças ao acordo de cooperação entre a Planet e o Governo da Noruega, que envolveu ainda a Kongsberg Satellite Services (KSAT) e a Airbus. O contrato internacional, de cerca de US$ 43,5 milhões, tem como objetivo prover acesso universal a imagens de satélite em alta resolução para monitorar os trópicos e contribuir nos esforços contra o desmatamento e em prol do desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Nesta primeira etapa, os mapas base disponibilizados pelo MapBiomas são de mosaicos de outubro de 2020. Em breve, será possível ver os mapas mensais atualizados a cada 30 dias. A integração das imagens Planet nas plataformas tem origem no projeto NextGenMap, uma parceria do MapBiomas com a Planet, a Google e a Fundação Gordon & Betty Moore. Iniciado em 2018, pesquisadores de diferentes instituições que fazem parte da Rede MapBiomas uniram esforços para integrar imagens PlanetScope diárias da constelação de satélites da Planet com a Plataforma Google Earth Engine (GEE), e desenvolver algoritmos de inteligência artificial para a extração de informação das imagens.

Em 2019, baseado na experiência do NextGenMap foi desenvolvido o MapBiomas Alerta – sistema que permite validar, refinar e gerar relatório customizados para cada alerta de desmatamento detectado no Brasil com auxílio das imagens da Planet e o processamento em nuvem no Google Earth Engine.

A inclusão dos mapas base atuais e de alta resolução amplificam as possibilidades de entendimento do que acontece no território brasileiro próximo ao tempo real.

Acessar os mapas base da Planet com 3m de resolução

Para utilizar os mapas base da Planet no MapBiomas Brasil e no MapBiomas Alerta:

1. acesse as plataformas: MapBiomas Brasil – https://plataforma.brasil.mapbiomas.org/
MapBiomas Alerta – https://plataforma.alerta.mapbiomas.org/

2. clique no último item do menu de ferramentas à direita, sobre o mapa (“Mapa Base”)

3. selecione “Mosaico Planet (out/2020)”

IMPRENSA
MapBiomas
Liuca Yonaha
imprensa@mapbiomas.org
+55 (11) 94186-4029