Neste glossário estão termos comumente utilizados na descrição de metodologia e produtos do MapBiomas

PalavraDefinição 
Acurácia (Análise da Acurácia)Análise quantitativa da exatidão do mapeamento. Indica o erro de alocação e o erro de área.
AlgoritmoConjunto de regras e procedimentos estabelecidos para solucionar uma tarefa.
Amostras de AcuráciaPontos coletados nas imagens por ano e classificados pelo intérprete com uma classe de cobertura ou uso da terra.
Amostras de TreinamentoPontos ou polígonos utilizados para treinar o classificador.
Árvore de Decisão EmpíricaCaminho com bifurcações definidas com base em um conjunto de parâmetros para se chegar à classificação do pixel. Nas árvores de decisão empíricas o formato e os parâmetros da árvore são definidos pelos analistas, bem como a parametrização de cada nó de decisão.
AssetColeção de mapas, imagens ou dados georreferenciados disponíveis para processamento e análise no Google Earth Engine.
ATBD (Algorithm Theoretical Basis Document)Documento com descrição metodológica e dos algoritmos utilizados.
BandaRefere-se a cada camada de informação de uma Asset – seja mapas ou imagens.
Banda espectralIntervalo entre dois comprimentos de onda no espectro eletromagnético. O Landsat possui 7 bandas espectrais cada qual cobrindo uma faixa do espectro eletromagnético.
CAR Cadastro Ambiental Rural
Carta ou Carta ao MilionésimoDivisão cartográfica do território brasileiro definido pelo IBGE integrada à Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM). Esta divisão é utilizada para organizar o trabalho de processamento dos mapas do MapBiomas. Cada carta abrange uma área de aproximadamente 18,7 mil Km² e cerca de 20 milhões de pixels.
CenaReferente à imagem gerada pelo sensor de um satélite. Para cobrir o território brasileiro são necessárias 380 cenas do Landsat.
ClassificaçãoDistribuição dos pixels em classes de um determinado bioma ou tema.
ClassificadorNome genérico para um método de classificação automatizada (exemplo de um classificador é o Random Forest).
Code EditorFerramenta de programação do Google Earth Engine com interface gráfica para visualização dos resultados.
CollectMobileAplicativo para celular desenvolvido pelo MapBiomas para coleta de dados de referência no campo.
ColeçãoCada versão da série histórica anual de mapas e dados de cobertura e uso da terra do projeto MapBiomas. As coleções podem variar no período coberto, metodologia e legenda.
Computação em NuvemProcessamento de dados realizado de forma distribuída em processadores disponíveis na rede mundial de computadores. O MapBiomas utiliza computação em nuvem através do Google Earth Engine e Google Cloud Computing.
Consistência espacialDistribuição dos pixel de uma classe no espaço é coerente com a paisagem do local. Por exemplo, no meio de uma área de floresta em encosta aparecem vários pixels como água o que indica uma inconsistência espacial.
Consistência temporalHistória de classificação de um pixel no tempo é coerente com as transições possíveis ou prováveis de cobertura ou uso da terra. Por exemplo, um pixel que é classificado como florestal por 20 anos, mas em um ano no meio da série aparece como não floresta. É provável que seja um erro de classificação.
Dashboard (painel de controle)Plataforma de apresentação visual das informações e dados consolidados para fácil acompanhamento das informações.
Feature SpaceConjunto de informações espectrais com as bandas, índices e métricas utilizadas na classificação do Random Forest.
Filtro EspacialAnálise de pós-classificação para corrigir erros de consistência espacial em uma classe.
Filtro TemporalAnálise de pós-classificação para corrigir erros de consistência temporal entre classes e anos.
Fusion TableTabela de dados que se conecta com ferramentas da Google. Muito usado para parametrizar variáveis e regras de processamento (regras para aplicação do filtro de transição).
Google Cloud StorageFerramenta da Google para armazenar grande quantidade de informações em nuvem.
Google Earth EnginePlataforma de análise e visualização de dados espaciais científicos sobre a superfície da Terra em computação em nuvem. Todo processamento de imagens e produção dos mapas do MapBiomas é feito nesta plataforma.
Imagem LandsatImagem gerada por um conjunto de satélites Landsat – lançados pela NASA e operados pelo Serviço Geológico Americano.
IntegraçãoRotina de sobreposição das classificações dos biomas e temas gerando mapas integrados. Os mapas das diferentes classes do MapBiomas são feitos separadamente e depois integrados utilizando regras de prevalência para o caso de um pixel receber mais de uma classificação.
Mapa de IntegraçãoMapa final que consolida os mapas dos biomas e temas.
Mapa de TransiçãoMapa que apresenta as principais transições de cobertura e uso da terra. É produzido a partir da comparação entre um par de mapas (ex. 2000 x 2016). Nestes mapas cada pixel pode ser classificado sem mudança ou com mudança. E para cada mudança recebe um código que representa a classe em t1 e a classe em t2.
Mosaico de imagemConjunto de pixels Landsat com boa qualidade (pouca interferência de nuvens, por exemplo) selecionados em um período determinado. Os mosaicos do MapBiomas são construídos analisando individualmente cada pixel das imagens Landsat disponíveis para o período de análise. No mosaico, busca-se representar da melhor forma possível a área de análise para um período especificado. No MapBiomas, os mosaicos de imagem em geral representam o período de um ano.
Índice espectralUm índice espectral é o resultado de operações matemáticas entre valores numéricos de pixels das bandas espectrais de uma imagem. Por exemplo, o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) é calculado por: (NIR – R) / (NIR + R) – sendo NIR a banda do infravermelho próximo e R a banda do Vermelho.
PixelA menor unidade em uma imagem digital. Uma imagem de satélite é composta por uma matriz de pixels, cada pixel com um valor digital. O pixel no MapBiomas corresponde ao pixel das imagens Landsat com 30m de resolução. A área do pixel sofre variações de acordo com latitude quando mais distante do equador a área tende a ser menor.
Pós-classificaçãoRotinas automatizadas de melhoria da consistência dos mapas executadas após a classificação e a integração dos mapas. Os filtro temporal e espacial são exemplos de pós classificação.
Random ForestMétodo de classificação supervisionada que se baseia em árvores de decisão.
RasterImagem digital, composta por uma matriz de valores (pixel).
Resolução espacialDescreve o nível de detalhe de uma imagem. As imagens Landsat (TM) tem uma resolução espacial média de 30m.
ScriptsConjunto de instruções escritas em linguagem de programação para que uma função seja executada.
Sensor do satéliteInstrumento de um satélite para detecção remota de energia eletromagnética. Um satélite pode ter múltiplos sensores para captação de intervalos espectrais distintos.
ShapefileFormato de arquivo com um conjunto de dados espaciais no formato vetorial.
Temas TransversaisClasses de uso que ocorrem pelos diferentes biomas e que são mapeadas por processo único para todo o país. Os temas transversais do MapBiomas incluem agricultura, pastagem, silvicultura, área urbanizada, mineração, mangue, apincum, aquicultura, praia e dunas.
WebCollectPlataforma de coleta de pontos utilizados para treinamento dos classificadores ou análise de acurácia.
WorkspacePlataforma Web desenvolvida pelo MapBiomas para parametrização e classificação de mapas de cobertura e uso da terra. A plataforma serve de interface entre o trabalho dos analistas e o processamento no Google Earth Engine.