Coleções MapBiomas

A partir dos mosaicos Landsat são realizadas as classificações que resultam nos mapas de cobertura e uso do solo para cada ano. Dentro da lógica proposta pelo MapBiomas os mapas serão atualizados cada vez que houver um aperfeiçoamento nos algoritmos de classificação. A metodologia de classificação é dinâmica e processual, com a finalidade de aperfeiçoar a classificação de cada tipologia.

Aqui você poderá acessar os mapas de cobertura e uso do solo organizados por bioma.

Importante: ao compor um mosaico único ou calcular estatísticas sobre os mapas deve ser observado que:

  • Para cálculo de área é necessário utilizar uma projeção métrica adequada. 
  • Os limites de biomas foram adaptados pelo projeto da escala original publicada pelo IBGE de 1:5.000.000 para 1:1.000.000 a partir dos mapas de limites territoriais do Brasil 1:250.000 (IBGE) e fitofisionomias 1:1.000.000, também do IBGE. O shapefile dos limites está disponível para download junto com os mapas de referência.
  • A paleta de cores RGB de cada classe da legenda está disponível no arquivo, e também para o uso no ArcMap ou no QGIS.
  • Todos os dados estão no formato GeoTiff e possuem compressão LZW. Para obter a referência dos códigos com as classes de legenda para os valores de pixel acesse: https://mapbiomas.org/downloads_codigos
  • A partir da Coleção 2.3 os mapas anuais estão consolidados em um único arquivo com várias bandas representando cada ano da série histórica (banda 1 é o primeiro ano da série). Para as coleções anteriores é necessário baixar um arquivo para cada ano.

Os mapas da Coleção 4.0 podem ser exportados por limite de bioma, estado, município, bacia hidrográfica, áreas protegidas ou qualquer outro limite geográfico que o usuário tenha interesse em fazer o recorte.

Para facilitar o download do seu recorte de interesse, acesse as instruções de download em nosso GitHub (https://github.com/mapbiomas-brazil/user-toolkit) ou em nosso vídeo tutorial (https://youtu.be/MlYfzjYmfzc).

Uma vez compreendida a forma de utilização, você pode acessar diretamente nosso toolbox de download, através do script: https://code.earthengine.google.com/?accept_repo=users/mapbiomas/user-toolkit

Para baixar as coleções com recorte territorial bioma e todos os anos em camadas clique aqui.