Método Desmatamento

EM CONSTRUÇÃO


ETAPAS DO MÓDULO DESMATAMENTO:

Supressão da floresta e vegetação natural não florestal e Regeneração 


  1. Ajuste dos mapas de cobertura e uso para filtrar transições com área menor do que um hectare. Uma vez que os mapas do início da série possuem mais ruído de classificação devido à quantidade reduzida de imagens para mosaicagem, considerar estes anos para iniciar os ajustes poderia gerar acúmulo de erros ao longo da série ajustada. 

Portanto, o ajuste se inicia tomando 2000 como ano-base, em três etapas:

    1.  Ajuste considerando transições em anos consecutivos no período anterior a 2000 (ajusta 1985 – 1999)
    2. Ajuste considerando transições em anos consecutivos no período posterior a 2000 (ajusta 2001 – 2017)
    3. Ajuste o mapa do ano 2000 com base nos mapas ajustados de 1999 e 2001.

  1. Considerando o mapa de 1988 como base para início da execução do algoritmo, os eventos de desmatamento e regeneração são estabelecidas analisando-se a trajetória de cada pixel segundo os critérios abaixo:

Supressão t

VN t-2

VN t-1

A t

A t+1

 

 

Regeneração t

A t-2

A t-1

VN t

VN t+1

VN t+2

VN t+3


Onde VN corresponde a qualquer classe de vegetação (Formação Campestre, Área Úmida não Florestal, Outra Formação não Florestal, Formação Florestal, Formação Savânica, Mangue), A corresponde a qualquer classe de Uso Antrópico (Agricultura Anual, Agricultura Semi-perene, Floresta Plantada, Pastagem, Mineração, Aquicultura, Infraestrutura Urbana, Outras Áreas não Vegetadas) e t = 1988,..., 2017.












  1. Com base na análise da trajetória ao longo série temporal, o algoritmo aloca cada pixel em uma das classes estabelecidas para o produto (vide paleta de cores no final do documento):

Classe

 

Descrição 

 

Valor

Veg. Primária

 

Indica ausência de evento de Desmatamento: permanência desde o ano-base em uma ou mais classes de Vegetação Natural ou transição para classe de Uso Antrópico com permanência nesta classe por período inferior ao estabelecido (item 2.)

 

2

Supressão de Veg. Primária

 

Indica evento de Desmatamento, em um dado ano t, em pixel alocado anteriormente na classe Veg. Primária, após o qual o pixel é alocado na classe Antrópico (em t+1).

 

4

Recuperação para Veg. Secundária

 

Indica evento de Regeneração em um dado ano t, após o qual o pixel é alocado na classe Veg. Secundária (em t+1).

 

5

Veg. Secundária

 

Indica trajetória com presença de evento de Recuperação para Veg. Secundária em anos anteriores.

 

3

Supressão de Veg. Secundária

 

Indica evento de Desmatamento, em um dado ano t, em pixel alocado anteriormente na classe Veg. Secundária, após o qual o pixel é alocado na classe Antrópico (em t+1).

 

6

Antrópico

 

Indica permanência em alguma classe de Uso Antrópico desde o ano-base ou trajetórias com evento de Supressão de Veg. Primária ou evento de Veg. Secundária em anos anteriores.

 

1